sábado, 27 de novembro de 2010

Egípcios

Terra dos faraós,das pirâmides,do papiro,das múmias e da esfinge,O Egito antigo deixou imensa herança cultural que,frequentemente explorada pela literatura e pelo cinema,estimula o imaginário das pessoas.E continua a despertar o interesse de arqueólogos e historiadores. O que você sabe sobre o Egito antigo?e sobre o Egito atual?
  
    Egito antigo
   
  O Egito antigo localizava-se no nordeste da  África.O aproveitamento do rio Nilo favoreceu a fixação de grupos  humanos nessa região cercada por desertos.
         No período das cheias,as águas do Nilo inundavam as terras de suas margens e depositavam Húmus [ substância fertilizante que resulta da decomposição  de restos vegetais e animais] quando o rio retornava ao nível normal,o solo que tinha sido inundado estava adequado para o cultivo agrícola.
                                           
                    Baixo e alto Egito
       Na região mais próxima ao mar mediterrânio,o rio nilo forma uma grande delta,cujas terras eram muito férteis.Essa Região ficou conhecida  como Baixo Egito.
     A partir da cidade de Mênfis,na direção sul,ficava o alto Egito,cujas terras  Férteis [terra preta] constituiam uma estreita faixa ao longo do rio.Nas áreas não atingidas pelas enchentes,o solo era árido.
          Desde 5000 a.c.as regioes do alto e do baixo egito,eram habitadas por povos que praticavam  a agricultura,dominavam a técnica da cerâmica e, mais tarde,desenvolveram a metalurgia.Provavelmente ,a necessidade  de enfrentar problemas comuns [abrir canais de irrigação,construir diques,organizar a atividade agrícola] levou parte desses povos a reunir em tribos e aldeias. Ao longo do tempo,esse processo de unificação das aldeias prosseguiu,formando  cidades que também se reunirame mais tarde,originaram o baixo e alto egito.




  o historiador grego Heródoto,que visitou o egito no Século V a.c.,o chamou de uma "Dádiva do Nilo",isto é um "presente" do Nilo.essa frase pode a impressão de que,na construção da sociedade Egípcia,os atributos da natureza foram mais importantes que o trabalho dos egípcios,no entanto,para muitos historiadores,trabalho e organização foram os ingredientes principais da civilização egípcia.O rio,em si,[...] ao mesmo tempo que fertilizava,inundava.

Um comentário: