quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Júlio César (Julius Caesar, no original inglês) é uma tragédia de William Shakespeare, provavelmente escrita em 1599. Retrata a conspiração contra o ditador romano Júlio César, seu assassinato e suas consequências. É uma das diversas peças romanas que ele escreveu, baseada na verdadeira história romana, que incluem também Coriolano e Antônio e Cleópatra.
Embora o título da peça seja Júlio César, César não é a personagem central de sua ação; ele aparece em apenas três cenas, e é morto no início do terceiro ato. O protagonista da peça é Marco Júnio Bruto, por fornecer um psicodrama e um conflito íntimo entre sua honra, seu patriotismo e sua amizade.
A obra reflete a ansiedade geral da Inglaterra sobre a sucessão de liderança. Na altura de sua criação e da primeira performance, a Rainha Elizabeth, uma grande governante, estava idosa e recusaram indicar um sucessor, levando preocupação de que uma guerra civil semelhante ao de Roma poderia acontecer após sua morte.

Cleópatra

É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Egito, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra — ainda que tenham existido várias outras Cleópatras além dela e que a história quase não cita. Nunca foi a detentora única do poder em sua terra natal — de facto co-governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho. Contudo, em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, mantendo ela a autoridade de facto.


A queda do Império Romano:
Marco Aurélio, na Germânia, estabelece a Pax Romana e convoca os governadores do Império para o seu quartel-general. A sua intenção é deixar o trono para Lívio e não para o seu filho Cômodo, que apresenta um comportamento colérico e egoísta. Lucila e Lívio ficam ao corrente destas intenções pouco antes de Marco Aurélio ser assassinado com uma maçã envenenada, dada por um velho adivinho, partidário de Cômodo.O conflito entre Cômodo e Lívio foi retratado também em Gladiador, de Ridley Scott.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário