domingo, 2 de janeiro de 2011

Guerra fria

No quadro internacional,a oposição entre socialismo e capitalismo foi levada ao extremo após 1945,numa bipolarização política,ideológica e militar que afetou todo o mundo contemporâneo.Após a segunda guerra mundial,dois blocos distintos de países se constituíram : de lado,o bloco capitalista,liderado pelos Estados Unidos;do outro,o bloco comunista.liderado pela União Soviética.

Embora cada lado defendesse seus enteresses e procurassem se fortalecer ainda mais,não houve confrontos diretos por isso esta recebeu o nome de guerra fria.

Um dos fatos marcantes da guerra fria,foi a construção do Muro De Berlim,em 1961,dividindo a cidade em duas partes:uma sob o domínio capitalista,outra controlada pelos comunistas. Enquanto existiu,o Muro De Berlim foi utilizado  pelos capitalistas como símbolo da falta  de liberdade no mundo comunista, comandado pela União Soviética.
                              
                        
                             O fim da Guerra Fria
A guerra fria e todas as suas  implicações-espionagem,golpes de Estado,sabotagens,corrida armamentista-durante até o inicio da década  de 1980.Neste momento,a situação  econômica da União Soviética e da maioria dos países comunistas começou a se agravar.Tiveram inicio estão profundas mudanças políticas,com a queda do regime socialistas tanto na URSS como nos outros países socialistas.
     A Guerra Fria,ou seja, o clima de hostilidade e de ameaça entre os EUA e a URSS se arrefeceu.
     
      O símbolo do final da Guerra Fria,foi a queda do Muro De Berlim, em 1991,que havia sido construído em 1961 por decisão do governo da URSS e da Alemanha Oriental.

        A partir de 1992,a União das Republicas Socialistas Soviéticas fragmentou-se.A economia das republicas que as compunham e dos demais Países socialistas,começou a ser mudada para uma economia capitalista ou de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário